17 de jan. de 2008

WELL WAR STATE

“Não viajo para paises em guerra” me disse o Miguel quando eu perguntei se ele tinha vontade de ir aos Estados Unidos da América. Guerra!!! A América não são estados, ela é um estado de guerra! E nós conhecemos a América, ou tudo aquilo que eles quiseram nos contar... e nem assim esconderam a luxuosa decadência que é cada império. Temos John Fante e Norman Mailer sussurrando em nossos ouvidos uma América por debaixo da América. John Lennon quis a Roma do século XX e foi aniquilado. Em Roma como os romanos... Em Roma coma os romanos... Nos Estados Unidos coma os Americanos... Mas quem são os Americanos?! “O Pato Donald?! O Mickey Mouse?!” me disse Nil numa canção lisérgica. Na aurora do século XXI existe uma América escondida, talvez ainda não pronta para ser descoberta. Uma América que será arqueológica. Interpretada pelos super-computadores de Isaac Azimov e pelas Inteligências Artificiais de Willian Gibson. On that sky above with the color of a television tunned to a dead channel! É sob este céu que estará a América do porvir. Um céu que estará entornado no submundo, abaixo, muito abaixo dos nossos pés... ou dentro deste parque de diversões da cabeça... A Coney Island of the mind! Será, então, o tempo de ouvir um chamado! Um chamado que não seja sirene de bombardeio nuclear em New Hampshire, nem grito inumano de dor entorpecida em Bagdá! Será o chamado daquelas letras riscadas sem medo em um papel carbono qualquer que deveriam soar mais alto que qualquer God Bless America:

Let us rise and go now
under the city
where ashcans roll
and reappear in putrid clothes
as te uncrowned undergroud kings
of subway men´s rooms!

Great call Ferlinghetti!

7D.

6 comentários:

Leticia disse...

Os americanos somos nós! Em que continente vcs acham que nascemos?!

he he

;)

gostei do blog.

boa semana

Anônimo disse...

somos americanos ou Americanos... enfim os Estadunidenses roubaram este nome pra eles, vamos tomá-lo de volta!... legal q vc gostou do blogs!!!

Anônimo disse...

Boa sacada/tacada. Vc conhece o livro do Stanley Cavell, "Esta américa nova, ainda inabordável"?! Ele fala séri o que vc está dizendo de ironia. De qualquer forma, apesar de não concordar com algumas coisas, premissas tvz, gosto do texto!

Anônimo disse...

Não conheço o livro. São ensáios? Só tenho referências poéticas! Seria legal um lance mais filosófico. Mas a ironia acho fundamental. Por isso gosto tanto dos textos do 7A.

Valeu a força!

Anônimo disse...

Sim, são ensaios. Acho que os textos do 7a são sarcásticos, penso em ironia como algo mais elíptico e sutil, isso eu vejo nos seus textos. Não que exista um juízo de valor, da minha parte, só vejo diferenças nas propostas. opinião.

Anônimo disse...

realmente eu nunca me achei sarcástico..........tenho convicção naquilo que escrevo.....é o que realmente penso.....

7A