4 de jun. de 2008

Diário de campo de Utah (Segunda Semana) Escrito por 7 mãos

O futibol para a América é o infinito que eles não podem ter e nem compreender. Por isso, seus times se chamam Galaxy ou Cosmos. Todos seus esportes são o mundo. Mas, não entendem a poesia que se impõe. Veneno remédio. Garrincha dançando e Elvis driblando.

Barbie E.E. Cummings ( IN THE ROOM THE MEN COME AND GO TALKING ABOUT BARBIE E.E. CUMMINGS). Download your dreams. E E. E. Cummings ergue seu Gatorade púrpura sobre o sol. Blockbusters in the emptiness. O Basquete do Massachusetts só é dramático no último segundo. Estamos cansados de dramaticidades de últimos segundos, previsibilidades, letras que terminam em versos longos.

O Football norte-americano é um esporte de guerra, ocupação de territórios inimigos. E o basquete é a megalomania dos pontos. Nossas antenas começam a se sentirem sozinhas demais. Help us Obama Burnt Norton Wan Kenobi the Dry Savages. A cultura é tudo aquilo que se esquece. Agora, o único guia importante para humanidade é o Institution of Rules and Regulations of the United States Penetenciary Alcatraz California. Todo Dionísio americano tem sua carteirinha da SATédio de Los Angeles.

Mas, e será que Madonna no intervalo de Like a Virgin e Cherish my hole recitaria uma parte da resolução conjunta de anexação do Texas em 1845? Madonna é o U.S.A que quer dominar o mundo através do sexo. Mas, e se Bush fosse Mormon? E se o Utah fosse a Jerusalém que os judeus nunca mereceram? Deixemos bem claro que o nosso Jardim do Éden fica dentro da Praça Miami, onde Kennedy fincou sua estátua anã no coração de Bangu.

E se a Amazônia fosse submetida à lei agrária de 1820? Ela teria sido cimentada por 1,25 Dólares por Acre? Ah! Joseph Smith. A estrela máxima do Pole Dancing. E esse Peep show não divide suas paredes com nenhuma igreja, não senhor. Movies are showned twice monthly for immates in good standing. See the auditorium rules in section quarenta.

O que nós achamos de os presos de Alcatraz só poderem ter doze livros no máximo por cela? Vai chegar um momento em que só haverão sonhos de papel reciclado, por causa da Lei Agrária de 1820. Mas, e por que o surrealismo nos EUA só entrou pela porta dos fundos? Já diria Ferlinghetti no parque de diversão da cabeça que o Estados Unidos é lugar mais realista que se poderia inventar. Qual o filho que a América nunca teve? E se o grupo de especuladores do Ohio induzisse o Congresso Continental a adotar a ordenação do Nordeste brasileiro em 13 de julho de 1787?

Os Estados Unidos podem ser extremamente doce ou docilmente violentos. O Leviatã norte-americano é a terra da liberdade e da violência, a constituição numa mão e a espada na outra. Na infância Graciliano Ramos já comia marshmallows desde o tempo em que Elizabeth Taylor procurava suas cirurgias, traços de infância. E se pudéssemos reconstituir na carne nossos traços de criança? Na carne do clip, cultura é tudo que a gente esquece.

Os homens doces de Salt Lake City são cordiais até a ponta de seus ventiladores de concreto. O único surrealismo nos lagos salgados de Utah são os Jogos de Inverno. Quando os lagos congelam, o sal transborda, transborda. Não, não podemos temos ter nenhum tipo de Estados Unidos de América, pois eles são a nação mais carinhosa do mundo. With the taste of your poison I`m in paradise.

(Nunca iremos considerar o surrealismo como sub-realismo, mas sim um hiper-realismo. Claro, claro. Enquanto isso os surfistas do Arpex falam: Bicho, surreal essa onda, surreal. Abre aspas ´´Os surfistas são sub-reais, mas nós 7 somos hiper-reais, os Haulis hiper reais.)

Não entendam isso como uma aliteração interna. (Um delinquente carente prevendo Taylor Rain). Isso é tão alta-cultura quanto Don`t understimate my point of view. Hitler preferia ser mulher a pomba-gira. Pai Joseph de Utah traz as 7 pessoas amadas ao meio-dia. E quando Bush caiu de bêbado, disse que se engasgou com um José Miguel Wisnik.

America I wanna play a game. Estados Unidos, o cadáver que plantaste no ano passado em seu jardim, já começa a dar seus frutos? E de duas em duas horas em algum cinema esporrado no centro da cidade pornográfica ninguém entende os gemidos explodidos em inglês.

2 comentários:

Anônimo disse...

BARRABÁS! BARRABÁS! BARRABÁS! BARRABÁS!

Carleto Gaspar 1797 disse...

Um caminho interessante