20 de out. de 2008

Deletionpedia

A Deletionpedia é a não-enciclopedia. Não é a enciclopédia. Não é lugar do conhecimento, mas do desconhecimento. É o compêndio de desreferenciação para qualquer assunto do domínio humano.

Pra quem não sabe, a Deletionpedia funciona da seguinte forma: tudo aquilo que é deletado da Wikipedia, por ser considerado pelos seus colaboradores como "inútil", o software da Deletionpedia (que nada tem a ver com a empresa de Jimmy Wales) assimila ao seu index.

"Há trezentos anos, pelo menos, a ditadura da utilidade é unha e carne com o lucrocentrismo de toda essa nossa civilização. E o princípio da utilidade corrompe todos os setores da vida, nos fazendo crer que a própria vida tem que dar lucro.", disse Paulo Leminski.

É esta a idéia da Wikipedia, mesmo sendo a instituição do conhecimento compartilhado mais famosa da internet, os inutensílios ainda são vistos como corpos estranhos. "A poesia é o princípio do prazer no uso da linguagem. E os poderes deste mundo não suportam o prazer".

O que quero dizer é que a Deletionpedia resgata tudo aquilo que não faz parte do útil ao mecanismo do lucro, o prazer do texto, a inutilidade indispensável, e cria seu próprio nicho de resistência, de liberdade. Viva H. D. Thoreau.

Pessoas no mundo inteiro, resolveram um dia passar um certo tempo de seu dia na frente do computador e escrever, por exemplo, sobre "a versão filipina da telenovela mexicana Rosalinda, uma lista de tipos de pêlos faciais, supostas aparições de Elvis Presley depois de sua morte ou uma relação completa, separada por episódios, das frases escritas por Bart no quadro negro em Os Simpsons". E a democracia Wikipediana, jogou fora ("você jogou fora / o amor que eu te dei / o sonho que sonhei / isso não se faz") alegando inutilidade. Deveriam deletar o verbete sobre John Cage que, uma vez no século XX, preconizou: "I have nothing to say and I'm saying it, and this is poetry as I need it".

Deletionpedia é poesia. "O lucro da poesia, quando verdadeira, é o surgimento de novos objetos no mundo. Objetos que signifiquem a capacidade da gente de produzir mundos novos. Uma capacidade inútil. Além da utilidade". Na Deletionpedia estão todos os poemas que não entraram neste primeiro tomo do Amoramérica - with still a million things to say.


Notícia sobre a Deletionpedia na Folha.

Um comentário:

Anônimo disse...

enfim novas saídas ou entradas para o mundo das oscilações do dow jones.. novos modos de convivência, onde o dispêndio seja a moeda.. saudades.. abraços desde santiago, a terra do apóstolo, felipe da puc.