21 de jan. de 2009

Futurobama


E quem não lembra daquele discurso de posse do Obama, que começava assim:

“Ó Formas alvas, brancas Formas claras
de luares, de neves, de neblinas!... I have a dream.”

E agora, anos depois, conversando com Walt Disney Whitman, criador do verso livre, que acaba de ser ressuscitado da câmara de congelamento, vemos que ele está ótimo, como em 1888, quando ao lado da Princesa Isabel aboliu o verso escravo.

Milhares de pessoas se aglomeram desde as madrugadas ancestrais de Abraham Lincoln para testemunhar a história. Tiger Woods prometeu quatro anos de hole-in-one sem tirar.

Confirma-se a profecia de Monteiro Lobato. Na terra do Tio Sam, o Visconde de Sabugosa do corn belt de Illinois, a Narizinho da vez é um presidente Americano negro na aurora do século XXI.

O Kenya está em festa e Shakira representa muito bem a comunidade latina, já diria José Agrippino Benito di Paula. A Vila Kennedy comemora. Hillary estava séria com seu Bill Clintóris.

Não perca no Gente Boa a festa de arromba da despedida de Bush em Gaza. Como diz aquele velho ditado do Wyoming: “Uma sapatada no cachorro!”. Mais vale um sapato na mão que mil tomahawks na cabeça, já diria Glauber.

Agora éramos livres como a América:

“There is not a black America and a white America and Latino America and Asian America, there is AMORAMÉRICA."

Disney, agora que você acabou de acordar, saiba que os irmãos metralha vão te recepcionar em Orlando. E é bom você fazer um cursinho de espanhol. Malcom X virou um grande rapper nos intestinos de Gerald Thomas.

E com a mão esquerda no livro Casa Branca & Senzala, Obama jurou ao seu tio, Mautner Luther King Jr., que nunca mais passará fome novamente. Woody Guthrie e Mário de Andrade abraçaram libidinosamente o obelisco de Washington DC, naquele maravilhoso brunch de 20 de janeiro de 2009. A posse possessão do Marco Zero.

Essa é a nossa profecia: Obama e Bom-Bom carnaval 2010, crise na Casa Blanka, Michelle pede divórcio e Dudu Nobre faz um samba.

E na hora do discurso, novamente ele chegou com inspiração. A América liderando o mundo, agora quem dá bola é o Obama, o mito Yankee das três raças, a policromia de iluminações apareceu na tela da CNN. Melhor que a posse de Obama só mesmo a Magnética no terreiro de Tia Ciata, encruzilhadas da América. De que santo Obama seria cavalo? De que Cavalo Obama seria santo?

Nós & Walt Disney, o panteão grego, os orixás africanos, a deusa EUÁ, Britney e todos os heróis americanos dos quilombolas da galáxia estamos aqui neste imenso sonho de açúcar. Obama é o Zumbi do século XXI, só que o seu quilombo é um quilombasso!

E vamos comentar a quadra de basquete que vão construir na Casa Branca: Wow! Finalmente um presidente que acredita que a prática esportiva não formal é caracterizada pela liberdade lúdica dos seus praticantes. Lewis Hamilton não quis pilotar o carro-forte de Obama no desfile entediante da White Avenue.

As cabeças famintas e fronteiras de vento, no deserto dos tempos, abençoam as revoluções melancólicas. Até Elisa Lucinda recitou barulhos na maior vigília poética das Américas do Universo. E se os Estados Unidos está mais uma vez na posição de liderar, quem é que vai seguir esse desfile? Who is you daddy? A violência é tão americana quanto a torta de maçã? E atrás do trio elétrico só não foi Dick Cheney, que estava na cadeira de rodas.

Descobrimos que o Barack era mais embaixo nesta complexa arena de relações humanas. Agora que a América caiu, quem irá nos defender? Talvez você, Disney. O último americano virgem, digo, vivo, descongelado, possa redesenhar o plano piloto desta nova era.

Este é um texto sobre um futuro quântico com todas as possibilidades de realidades múltiplas e simultâneas. E se Obama não disse aquela frase de efeito que todos esperavam, lembremos que uma grande idéia também preenche a imensidão. Mas, os americanos só acreditam nos slogans.

Bruce Springsteen confessa: é chicleteiro e comanda seu trio elétrico em direção ao Capitólio. Bush e Obama tomam o brandy da transição. Ronald Rambo (Rimbaud?) Reagan faz o moonwalk do curupira sobre a bíblia de Lincoln. Bush Pai se veste com a gola amarela e roxa dos românticos alemães de Goethe, dica do queridíssimo Werther. Jimmy Carter, a pomba-gira da paz, invadiu o meu coração. Destaque para o desfile dos bonecos de antigos presidentes americanos com Dona Bárbara Bush, simpaticíssima. E Ghandi come seu pretzel.

Estavam presentes George Bush Pai, George Bush Filho e sentimos falta do George Bush Espírito Santo. Aretha Franklin, a Marrom, cantou junto com Mr. Justice em homenagem ao Trovão Azul. É, velho Disney, if we can dream it we can do it. O sonho daquele rato imundo virou realidade.

Foi bonito quando o casal Obama pagou o táxi aéreo para os Bush com destino ao Estados Unidos do Além. O melting pote texano dos guetos vai embora de helicóptero. Deus Ex-Machina.

Nenhum comentário: