27 de mai. de 2010

Amor África (por 7A)


O Homo Sapiens, este animal do delírio, surgiu na África. Quando o hominídeo resolveu saltar de seu ócio, eis que nosso enigma veio à luz. Os veterinários estavam certos. Enquanto isso Campos de Carvalho declara: “Não me lembro de ter nascido. Meu registro de nascimento é um blefe. Sou tão velho quanto a África.” Lá vem o africano politicamente ereto, seu canto anuncia o dia. Cores terrosas anunciam a cabeça da medusa neste paraíso decaído. A serpente também é africana. Somos todos africanos. Comemoram os cubanos de Miami e os africanos de Beverly Hills. Aplauso para eles. Amor África.

Enquanto os H. heidelbergensis/ H. neanderthalis se espalhavam pela Europa, uma nova linhagem de hominídeos se diferenciava na África cerca de 200 mil anos atrás: o Homo sapiens sapiens. Notem que provavelmente existiram múltiplas espécies de Homo que não são nossos antepassados. Enquanto uma linhagem se diferencia em um local, outras podem surgir em outros. O Homo sapiens sapiens possuía uma capacidade craniana extraordinária e sabia usar ferramentas melhores e mais avançadas que os demais. Apesar de seu "sucesso" posterior, esta espécie surgiu a partir de uma população pequena, com 10 mil casais ou menos driblando e comemorando gol em banto. De repente estrelas desceram do teto.

Acredita-se que os Homo sapiens sapiens, com suas plumas e pedras, saíram da África cerca de 40 mil anos atrás e acabaram pintando a noite com seus pincéis atômicos substituindo todas as espécies de hominídeos espalhadas pelo globo, incluindo os neandertais (não se sabe se os neandertais foram mortos ou absorvidos pelos H. sapiens sapiens mas o fato é que eles "sumiram" mais ou menos 35 mil anos atrás). O resto é história, cidade, galáxia. Mas, qual o vermelho que sai do ovo?

Do outro lado nossos espelhos dormem. Uma festa belíssima com seus fuzis distribui fogos e metralhadoras de artifício. Viva a Copa 2010 (o ano do tigre).

Um comentário:

Domingos Guimaraens disse...

Lindo!
Viva a África!
O verdadeiro primeiro mundo!
7D.