17 de out. de 2007

godot não vem (7A)

Como diria Oswald de Andrade só nos resta o primitivismo da forma (o primitivismo psicológico já era). Velhos novos tempos, volta a inocência construtiva da arte, a síntese ágil, a reeducação da nossa sensibilidade bárbara. No ano de 1952 Samuel Beckett escreve Esperando Godot e até hoje ele ainda não chegou. Se a poesia existe contra a morbidez romântica, pela invenção e surpresa, é certo que Godot nos espera preso em algum elevador de qualquer arranha-céu.

Aqui estão Pozzo e Estragon, mas não, Godot mandou avisar que hoje não vem, ficou preso no trânsito e deixou bem claro que é totalmente contra qualquer meeting cultural depois das 6, alías para falar a verdade Godot odeia os zoológicos humanos e acha acha a poesia falada um saco.

Somos todos parentes do sol, só nos resta a psicodelia elétrica primitiva, o Império do Kaos com K para o nosso mapa-mundi de preguiça; não, por aqui nenhuma saudade hipócrita nos assola. Seguimos. Nos resta o bárbaro, os catálogos dos tédios urbanos, como diria Jorge Mautner só nos importa a realidade sem loucura e prostituição.Godot ainda não aparece por aqui em Ipanema, muitos dizem até que ele é aquele fantasma carioca sempre atrasado 2 horas, ou aquela impossível mulher muito conhecida pela cidade. Pozzo e Estragon somos nós, o existencialismo do Posto 9 recoloca o homem em sua ansiedade do Tempo e do Ser, naufrago, naufrago.

Muito interessante é a visão presente em poema de Alberto Pucheu de que o rinoceronte de Ionesco que tanto esperamos, fossemos nós próprios invertidos nos espelhos invisíveis. Godot somos nós mesmos. A única diferença talvez seja a de que o Rinoceronte realmente chega, mesmo que nunca materializado, muito ouvido. Godot que esperamos a vida inteira é obra do nosso espelho, e nada mais.

Por aqui a figura tão conhecida é substituída pelo matriarcado, só o primitivismo plástico nos salva. Paradeiros, mapas, satélites, esperas na frente do cinema, rastros, restos. O existencialismo de brinquedo recoloca o homem no meridiano da devoração.

Godot não vem, nunca mais irá chegar.

4 comentários:

Nathalia Calmon disse...

augusto, nem q não estivesse assinado...

Nathalia Calmon disse...

Ah! e eu quero meu blogue aqui, relacionado!

nathaliacalmon@blogspot.com

vai, vai, vai...

(desculpe eu sei que isso não era pra ser um comentário, mas eu não sabia onde mais poderia manifetsar esse meu desejo...)

Anônimo disse...

"Se esperar, não encontrará o inseperado, sendo não encontrável e inacessível." Heráclito

.............................omnia in uno.......

Unknown disse...

E viva o matriarcado de PINDORAMA

7D.