5 de mai. de 2009

Amor America e as maravilhosas técnicas de vanguarda (por 7A)









As técnicas de vanguarda como a colagem e a bricolagem (de Lévi- Strauss) , hoje em dia foram substituídas pelas fascinantes experiências de jardinagem, e é por isso mesmo que o ex-vanguardista Tom Zé as pratica e faz um sucesso tremendo em Manhattan, chamada de Manhatã pelos mais íntimos. Os mercados oferecem vírus orgânicos para serem consumidos pela civilização de felicidades em liquidação. Nesse presente recreativo o que nos resta é bailar aos sons das rajadas de tiros biodegradáveis e dançantes. Um cavalo de ogum monta guarda na NASA, George Bush com o famoso kipá texano come sua pipoca de nuvens. Poemas de Maiakovski já são vendidos nas lojas de conveniência. Marylin Monroe já foi deglutida pelo caos. Marcelo do Campo é o mapa de si mesmo. Cada poro transpira sua beleza poluída de oceano. Bruna Beber está certa: ´´A van guarda e leva o passageiro``.

Nossos heróis ainda apodrecem no vento. Graham Bell matou a telepatia.

Enquanto isso a mulher mais triste do mundo abre suas janelas para chorar horrores. Este é o design sensorial de Andy Wahrol com seus móveis flutuantes de gás de hélio e barbantes para serem puxados quando se quiser trazê-los ao chão. Seu quarto vai dar de frente para uma plantação de papoulas na usina dos girassóis, não, não a do tráfico internacional de ópio, mas a de magnólias nas tatuagens de transparências em sua pele. Então, a mulher mais triste do mundo só sossega quando abre a tal janela do Central Park. Osho Oxumaré dança pelas discotecas sem teto do mundo. Paula Gicovate alaga as tempestades noturnas de sábado. Tudo é possível na América.

Faça amizade com sua cidade, abrace um paralelepípedo e beije um edifício, traga a iluminação urbana até você. Não perca tempo. Prove um apartamento estupidamente iluminado. Tire o telefone do gancho e derrote Graham Bell. Seja tão verde quanto uma árvore, pulse, pulse, pulse.... o rio flui sagrado no chão do cinema. Desfrute da tristeza como um drops.

Os obesos caminham lentamente como mulheres grávidas, o útero dos americanos é lindamente intoxicado e é sem dúvida nenhuma o útero mais bonito da vida. A Amor America Airlines mostra que o avião está dentro de você. E Shiva gritou gol! Ou melhor, Shiva gritou touchdown!!!!!!!

Pule na margem feminina e produza eternidade. É como se Cortez, Vespúcio, Américo ou Colombo filmassem tudo. A lua dos românticos virou a lua desastrada dos astronautas, nenhum idiota celebrará o futuro. Será fácil ver esse comercial em sua televisão de dor? Lanchonetes servem mundialmente hambúrguer de sonhos no pulso de ketchup.

E agora uma pausa para o intervalo comercial: E então, vamos fumar? Você pode até meditar fumando um cigarro da lenda do maior fumante iogue do mundo em sua ioga para os pulmões. A cerimônia linda da fumaça celebra deus em forma de fumaça, deus em forma de fumaça. Tem coisas que só o Oriente faz por você. Toda vez que o cowboy da Marlboro aparece nos intervalos comerciais, um krishna solta sua baforada e desabrocha como uma flor. A cada baforada, uma nova iluminação. Fume no mamilo do cigarro e sinta a benção de leite sutil, volte a ser uma criança amamentada pela nicotina e comece a conversar com os deuses no seio de leite morno de fumaça. O cigarro é o único mamilo que o homem moderno pode ter, brinde com ele e deixe que os cowboys façam o resto nos intervalos comerciais. Seja simpatizante da nicotina celestial Camel. Os cigarros são seus convidados maternos especiais, celebre a beleza desses dias venenosos. Seja simultâneo na sombra, use o método budista do ´´dentro-fora``, esteja aberto no intervalo, respire o invisível, sinta o soco que acaba de beijar seu queixo e agradeça pela oportunidade de testemunhar a ferida escondida em você.

Desculpa pela poeira Salvador Dalí, desculpa a poeira, mas um cartaz me anuncia aquele cinema celeste sobre seu encontro com Walt Disney, em 1946, para filmar a animação Destino, obra esta que Walt Whitman Disney, o inventor do verso livre, não quis fazer. Mas, quantas vezes você já foi ao inferno nesse mês? Telas se acendem nas prateleiras da rua. Anjos existem nas chuvas amargas. Todo esse cimento não te salvou dos muros que desabam no fluir dos dias; anúncios brilham pelos viadutos chuvosos.

Como os Estados Unidos protestantes da América não possuem santos, nós emprestamos os nossos santos de macumba e candomblé, para formar o grande terreiro yankee criado pelos Sete Novos. Ou alguém nega que mesmo os protestantes entram em transe? Marthin Luther King entrou, tantas e tantas vezes, assim como Jimi Hendrix de lá nunca saiu.

Esse é o sentimento que os Sete Novos possuem pela América: um pavor carinhoso, um assombro coberto de amor. Te saudamos André Breton, do Grand Canyon ao Colorado.

Agradeça a barbie e.e. cummings por esta instrução lacrimal. A banana de Andy Wahrol entupiu a goela de Carmen Miranda.

Cada poro transpira sua beleza poluída de oceano.

Celebre a beleza desses dias venenosos.

3 comentários:

bb disse...

hahahhahahahaha

é "a van guarda e leva o PASSAGEIRO", po

curti minha cara de marrenta aí em cima...

Augusto Guimaraens Cavalcanti disse...

vou mudar a frase B.B, melhor ainda!

Paula Gicovate disse...

Andy Warhol já sabia...Quem diria. Meus 15 minutos de fama. Mas é claro que adorei...Mas é claro!